Da visão à realidade: a história da Casa Abrantes Pais
Na Casa Abrantes Pais, abraçamos o legado da tradição vinícola da nossa família, produzindo vinhos que prestam homenagem ao passado e, ao mesmo tempo, incorporam a inovação moderna. As nossas vinhas, lar de vinhas velhas — com mais de 200 anos — são plantadas com as castas emblemáticas da região da Beira Alta: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaén. Estas vinhas ancestrais produzem uvas de carácter excepcional, que formam a essência dos nossos vinhos.
Nascido em Vilar Sêco em 1957, o Engenheiro António Andrade descende de uma família materna com tradição na agricultura, em particular na produção de vinho. O seu bisavô materno era proprietário de um vasto número de propriedades agrícolas. Apesar de ser professor primário, sempre manteve a sua propriedade agrícola com grande paixão e dedicação à viticultura. Assim, todas as propriedades ainda pertencentes à família datam de há pelo menos 200 anos, embora se acredite que sejam muito mais antigas.
No entanto, foi o seu avô materno, Francisco de Abrantes Pais, homem de grande visão e iniciativa, e também descendente de um proeminente proprietário de terras em Vilar Sêco, quem realmente impulsionou a produção da propriedade agrícola da família. Desde jovem que alargou os seus horizontes com grande determinação e visão, empenhando-se em aumentar o seu património e proporcionar melhores condições de vida à sua família e descendentes.
Infelizmente, faleceu jovem, aos 50 anos, deixando toda a responsabilidade da produção da propriedade para a sua esposa, Maria Pereira de Andrade. Mulher de grande carácter, firmeza e sabedoria, Maria Pereira de Andrade conseguiu manter diariamente a propriedade até ao fim da sua vida, a 2 de novembro de 1964. Dedicou-se a esta difícil tarefa com o máximo esforço e sacrifício, conquistando o reconhecimento e o respeito de todos. Durante as décadas de 1980 e 1990, a atividade agrícola cessou e a família afastou-se desta tradição.
Embora António Andrade tenha prosseguido os seus estudos e carreira profissional fora de Vilar Sêco, sempre guardou com carinho o local e regressava frequentemente, acabando por restaurar o legado construído pelos seus antepassados. Este esforço contínuo conta agora com o contributo, o interesse e o entusiasmo do seu único filho, Engenheiro António Francisco Kam da Silva Andrade, com a criação da Enovilar, uma empresa dedicada à produção e comercialização de vinhos. A Enovilar centra-se na produção e comercialização de vinhos Reserva e Premium de elevada qualidade, elaborados a partir das castas tradicionais da região do Dão e das vinhas velhas da família.
O futuro está, portanto, bem definido e firmemente enraizado no passado, servindo a memória preservada e o caminho percorrido até hoje como uma base sólida. Esta continuidade é motivo de orgulho e assim se manterá por muitas gerações vindouras.
Utilizando o método tradicional, preservamos cuidadosamente a essência única das nossas uvas. Esta abordagem realça as melhores qualidades das uvas e reflete a profunda ligação sentimental da família Andrade com as suas raízes. Provar Casa Abrantes Pais é mais do que saborear um bom vinho; é um convite a conectar-se com mais de dois séculos de dedicação, paixão e respeito pela terra e pela sua história. Cada garrafa é uma obra de amor, transportando a história das nossas vinhas antigas e o legado familiar que elas representam. Casa Abrantes Pais é mais do que um vinho — é uma viagem no tempo, uma celebração da herança e uma companhia poética para os momentos mais preciosos da vida.
Explore a loja
Descubra mais sobre